Quem somos


A importância do Consultor de Investimentos

Retorno do Ativo x Retorno do Investidor

Estudo publicado pela revista inglesa The Economist mostra dados dramáticos sobre a diferença entre a rentabilidade dos ativos e o retorno do investidor. Entre 1984 e 2002, o índice S&P 500 rendeu uma média de 12,4% ao ano. A média dos fundos de ações ativos que seguem este benchmark apresentou rentabilidade, no mesmo período, de 10,9%. Porém, a rentabilidade média dos investidores nestes fundos, também no mesmo período, foi de apenas 2,7%.

E porque isto acontece? Devido basicamente à falta de acompanhamento profissional das carteiras dos clientes, que procuram correr atrás do fundo que mais rendeu no passado recente, que não necessariamente continuará a apresentar esta mesma performance no futuro.

Na indústria financeira existem vários benchmarks: Ibovespa; CDI; dólar; etc. Todos estes benchmarks servem para comparar os produtos financeiros com seus objetivos de risco/retorno. Mas os objetivos dos investidores não são necessariamente iguais aos objetivos dos administradores dos produtos.

Cada um de nós, dependendo da fase da vida em que se encontra, da profissão que exerce, de seus compromissos e desejos e de sua própria personalidade, está disposto a correr mais ou menos riscos em seus investimentos em busca de rentabilidade. Por isto é tão importante uma análise e uma estratégia individuais quando tratamos de nossas poupanças. O melhor produto de investimentos não é aquele fundo que mais rendeu no último mês. A melhor carteira de investimentos é aquela que melhor se ajusta ao perfil de risco de cada um.

Por isto a importância do trabalho da Benchmark, uma consultoria financeira independente, onde tudo é desenvolvido para responder às suas necessidades. Assim como tudo que é feito sob medida, nós não temos soluções financeiras ou portfolios indicados prontos na prateleira. Cada cliente tem seu próprio benchmark, com um portfolio e uma estratégia de investimentos desenhados especialmente para ele.

Essa estratégia é definida em conjunto com o cliente, assim como o acompanhamento de suas posições. Nossos relatórios e recomendações serão sempre feitos pensando na melhor forma de informá-lo sobre as oportunidades que surgem a cada momento no mercado, e como elas se encaixam no seu perfil.

 

 
Copyright BenchmarK Investimentos - todos os direitos reservados.
BenchmarK Investimentos – Al. Casa Branca 806, 2o andar, São Paulo – SP, 01408 000
As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo, podendo sofrer alteração a qualquer momento, sem aviso prévio e não se constituindo em oferta de venda de cotas de fundos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, do distribuidor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos - FGC. Para avaliação e performance do fundo de investimento, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Os fundos de investimento aqui apresentados utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus quotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do quotista de aportar recursos adicionais.